Influências do oriente nas formas artísticas religiosas brasileiras

um estudo sobre as imagens de Cristo da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira-Bahia

Autores

  • Maria de Fátima Hanaque Campos
  • Roberta Bacellar Orazem

Palavras-chave:

Arte Indo-portuguesa, Iconografia, Ordem Terceira do Carmo, Imaginária Colonial, Cachoeira-Bahia

Resumo

O comércio marítimo promoveu intensa circulação de produtos artísticos entre Portugal, Índia, China e Brasil, possibilitando assimilação e fusão de técnicas, modelos e estilos artísticos entre os séculos XVI ao XIX. Por estas vias, a criação da arte indoportuguesa vai ser resultado da presença portuguesa na Índia e China, que forneciam modelos, ideias, figuras, motivos nacionais e emblemática cristã. Objetiva-se analisar influências do Oriente nas formas artísticas religiosas nas imagens de Cristo da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira (OTCC) – Bahia. Essas imagens produzidas no Brasil ou em Portugal distinguem traços fisionômicos chineses que atestam a influência do Oriente nas formas artísticas religiosas brasileiras. As imagens de Cristo da OTCC eram utilizadas nas encenações dos Passos da Paixão de Cristo e são exemplos de uma dinâmica cultural mantida e difundida pelas elites comerciais e que predominou até meados do século XIX.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Hanaque Campos

Doutora em Historia da Arte pela Universidade do Porto.

Professora da Universidade Estadual da Bahia.

Roberta Bacellar Orazem

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia.

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ICONOGRAFIA