Pintura colonial cearense

a relação entre o popular e o erudito nos caixotões da Capela-Mor de São José, em Aquiraz

Autores

  • José Ramiro Teles Beserra

Palavras-chave:

Aquiraz, painéis, iconografia, Stradanus, gravuras

Resumo

A arte colonial brasileira, especialmente a pintura, foi grandemente influenciada por modelos europeus de composição erudita difundidos em grande parte através de gravuras e estampas que afluíram copiosamente aos territórios colonizados. É neste contexto que podemos inserir a produção do conjunto de 12 painéis do forro da capela-mor da igreja matriz de Aquiraz, no Ceará, os quais são alusivos à vida de São José, orago do templo cuja edificação primitiva remonta ao ano de 1715. Estimulados pelas conjecturas de Castro (1977:10) e Valladares(1983:166-167), objetivamos identificar o temário da obra em questão, a provável data de execução e, principalmente, seu modelo gerador, supostamente de composição erudita com programa iconográfico recorrente dentro do esquema ideológico vigente da Contrarreforma. Inicialmente, reunimos toda a bibliografia atinente à obra, realizando uma vasta pesquisa em arquivos, bibliotecas e museus, no sentido de elencar o máximo de obras bibliográficas e iconográficas produzidas durante o período compreendido entre os séculos XVI e XVIII, cujo tema fosse relacionado ao objeto de estudo e sua iconografia. A partir deste cabedal informativo, procedemos à confrontação direta daquelas fontes antigas com os painéis em estudo, com o fito de identificar similitudes e possíveis filiações formais e estéticas a padrões eruditos importados. Identificamos, assim, as obras biblio-iconográficas que serviram de referencial estético para a composição da obra cearense. Confirmando as elucubrações dos autores citados, tratava-se de obras europeias, no caso, gravuras buriladas nas oficinas da antiga região de Flandres, grande centro artístico dos países baixos de onde provieram os maiores gravadores e impressores da Europa entre os séculos XV e XVIII.

Biografia do Autor

José Ramiro Teles Beserra

Arquiteto e urbanista

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

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Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

ICONOGRAFIA