Imaginária Processional

Classificação e Tipos de Articulações

Autores

  • Maria Regina Emery Quites

Resumo

As imagens propostas para estudo e objetivo principal deste trabalho sempre possuem articulações, e podem ser subdivididas de acordo com outras características de seu sistema de construção. Assim, o estudo da tecnologia de construção é um ponto relevante neste trabalho e nos leva à classificação desta imaginária em categorias.

Estas categorias – Imagens Articuladas, Imagens de Vestir e Imagens de Roca – são sempre relegadas a segundo plano e consideradas como uma arte menor em detrimento da imaginária de talha inteira.

O objetivo principal deste trabalho é o conhecimento destas obras e a conseqüente discussão a respeito de suas características e qualidades artísticas e tecnológicas, considerandoas como parte integrante de nosso acervo escultórico, portanto merecedoras de atenção e pesquisa.

Outro aspecto que nos despertou grande interesse foi sua utilização em Minas Gerais, desde o século XVIII até os dias de hoje, quando continua desempenhando sua função social e religiosa, reunindo grande parte das comunidades nas procissões e encenações religiosas da Semana Santa, sendo um dos objetos de culto religioso mais populares da região.

Downloads

Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

TECNOLOGIA DA ESCULTURA POLICROMADA