Escultura devocional em gesso de Minas Gerais

Autores

  • Maria Clara de Assis
  • Maria Regina Emery Quites
  • Nelyane Gonçalves Santos

Resumo

O gesso constitui matéria-prima essencial para o grande acervo de esculturas devocionais a partir do final do século XIX. No Brasil em cada região, o gesso se insere em épocas e com características diferentes. Eduardo Etzel1 descreve que o gesso apareceu em São Paulo por volta de 1850, em imagens industrializadas, para atender a uma demanda de baixo poder aquisitivo. Este autor2 ressalta ainda que, a devoção a Nossa Senhora Aparecida, que cresceu neste período, fez surgir um comércio, onde o fervor religioso desencadeou uma grande produção de imagens em gesso. Já em Minas Gerais, Beatriz Coelho3, reporta que as esculturas sacras em gesso foram inseridas no contexto mineiro através da nova igreja da Província Brasileira da Missão, Casa do Caraça, a primeira em estilo neogótico do Brasil, concluída em 1883. Visando ampliar os conhecimentos sobre tema, a presente pesquisa visa estudar as imagens em gesso de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Maria Clara de Assis

Bolsista de Iniciação Cientifica- FAPEMIG

Graduanda em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, EBA/CECOR/UFMG

Maria Regina Emery Quites

Doutora em História da Arte

Orientadora

Nelyane Gonçalves Santos

Graduanda-Colaboradora

Curso de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis, EBA/CECOR/UFMG

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Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

PÔSTERES