O CULTO E A ICONOGRAFIA DE SÃO JOÃO MARCOS, DE BRAGA, EM PORTUGAL E NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

São João Marcos, Culto, Iconografia, Braga (Portugal), Brasil

Resumo

A figura de São João Marcos é, a vários títulos, notável. Descoberto e identificado em Braga o seu corpo e as respetivas relíquias no século XVII, foi, segundo a hagiografia portuguesa, um dos personagens que surgem nos Atos dos Apóstolos, discípulo de Cristo e seus pais donos do Cenáculo, em Jerusalém. A devoção ao santo em Braga expandiu-se, sobretudo a partir de inícios do século XVIII, quando se organizou a trasladação para o seu novo túmulo. Este, como a igreja onde está o seu corpo, revela características iconográficas e simbólicas ligadas à ideia de templo-mausoléu, sendo ainda hoje um dos templos mais marcantes de Braga, cidade fundada por Augusto, capital do reino dos Suevos e sede de um importante arquiepiscopado português. O culto de São João Marcos passou igualmente para o Brasil, encontrando-se aí esculturas e traços impressivos dessa devoção, levada naturalmente por portugueses devotos do santo da província do Minho.

Biografia do Autor

Eduardo Duarte, Departamento de Ciências da Arte e do Património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Professor e Diretor do Departamento de Ciências da Arte e do Património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Licenciado em Design de Equipamento, Mestre em História da Arte e Doutor em Belas-Artes, Especialidade de Ciências da Arte.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ICONOGRAFIA