A ESCULTURA MONUMENTAL DE SÃO CRISTOVÃO DA IGREJA SAINT-GERY EM BRAINE-LE-COMPTE -VALONIA – BÉLGICA

Autores

Palavras-chave:

Escultura monumental, Conservação in situ, Culto, Brocado aplicado, Policromia

Resumo

Cristóvão monumental, sem atribuição, datado do século XIV e conservado na igreja de Saint-Géry de Braine-le-Compte, em região da Walonia, Bélgica. A conservação visou tratar o ataque pontual de insetos xilófagos e algumas deteriorações do suporte e das camadas pictóricas. Foi uma ocasião excelente para nos aproximarmos dessa escultura ímpar, com simbologia particular, referência para os conhecedores do patrimônio escultural belga. Em paralelo à conservação in situ, realizamos o estudo propriamente dito. Esse último, mesmo que limitado no tempo, foi fundamental para guiar nossas ações práticas. Relatamos brevemente nesse artigo, o contexto de surgimento dessa iconografia única, outrora popular, bem como as observações relativas à sua técnica construtiva: suporte e policromia.

Biografia do Autor

Erika Benati Rabelo

Diplomada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Conservação e Restauração pelo Centro de Conservação e restauração de Bens Culturais M´poveis (Cecor/EBA/UFMG); Mestre pela Université de Sorbonne Paris I Panthéon-Sorbonne. Conservadora e restauradora no atelier de escultura policromada do Institut Royal du Patrimoine Artistique (IRPA). Além da participação da autora, a restauração contou com a colaboração in situ de Emmanuelle Mercier, responsável pelo ateliê de escultura, da restauradora autônoma Delphine Mesmaeker, dos estagiários Cholé Bodin, Eline Aubert et Catherine Balteau, e da equipe e fotografia e radiologia do Irpa, Hervé Pigeolet e Catherine Fondaire. 

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO