ICONOGRAFIAS DE ARTE COLONIAL EM MARFIM:
Abordagens, tipologias, e metadologias de pesquisa
Palavras-chave:
História da África, História Social da Arte, Iconografia, MarfimResumo
(marfins lavrados), majoritariamente oriundas de animais africanos, cuja caça e práticas mercantis
potencializaram-se pelos reinos ibéricos no período colonial, entre os séculos XVII, XVIII e XIX,
nas demandas europeias pelo comércio de marfim como matéria-prima de grande valor comercial.
Adentraram no Brasil, predominantemente, como esculturas votivas e obras de arte, integrando-se
aos acervos de arte sacra e ao colecionismo. A partir dos estudos multidisciplinares mais recentes
e das novas abordagens históricas e científicas, os acervos iconográficos e as manufaturas em
marfim apontam para novas leituras, reflexões e problematizações que articulam a História da
África e a História Ambiental, somando-se à Museologia, aos Estudos da Imagem e à História
Social da Arte, enquanto campos de pesquisa que concentram os diversos estudos sobre a erboraria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.