O DOURAMENTO SOBRE A CANTARIA DOS CONVENTOS FRANCISCANOS DO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Douramento, Cantaria, Douramento sobre cantaria, Conventos Franciscanos, Séculos XVII e XVIIIResumo
Este artigo foi baseado no desenvolvimento das investigações realizadas para tese defendida pelo autor
em 2016, tratando das pinturas decorativas sobre a cantaria policromada dos conventos franciscanos
do Nordeste brasileiro. As edificações examinadas proporcionam a oportunidade de ampliar pesquisas,
pois registram outras tecnologias associadas à cantaria policromada e o conhecimento do douramento
fosco e brilhante. Através de análises petrográficas, foram identificados o arenito e o calcário como
rochas utilizadas como suporte para o douramento e, por meio da leitura dos receituários antigos e da
avaliação das áreas douradas encontradas nas cantarias dos conventos, foi confirmada a técnica de
ouro fosco sobre bolo vermelho, como um método predominante de dourar aplicado sobre a cantaria.
Esta pesquisa contribui para o conhecimento da elaboração dos douramentos sobre cantarias dos
séculos XVII e XVIII na Província de Santo Antônio do Nordeste, comprovando a utilização dos
diversos tipos de materiais artísticos encontrados nos tratados antigos portugueses e italianos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.