INFLUÊNCIA DO ROCOCÓ NA POLICROMIA DA IMAGINÁRIA BAIANA

Autores

  • Cláudia Guanais

Palavras-chave:

Escultura sacra, Policromia, Rococó

Resumo

A análise das policromias encontradas em onze imagens sacras católicas na Bahia revela o
domínio técnico dos policromadores da segunda metade do século XIX. Estas imagens, com
características do estilo rococó, demonstram a destreza dos artistas na técnica do estofamento,
com elaborados esgrafitos e pinturas a pincel, onde executam desenhos antropomorfos,
zoomorfos, fitomorfos e quadriculados em "guilhochês". A pesquisa em andamento tem se
dedicado a documentação fotográfica, análises formais, revisão da bibliografia existente, tendo
como objetivo esclarecer o período em que foram executadas e identificar se a autoria é de um
único artista ou se diversos artistas copiavam protótipos pré-existentes. Essa pesquisa busca
divulgar a arte sacra baiana do século XIX, destacando a riqueza das técnicas e ornamentos
utilizados pelos policromadores, além de compreender melhor a história e desenvolvimento da
arte sacra na Bahia e a influência do estilo rococó nesse contexto.

Biografia do Autor

Cláudia Guanais

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas
Geais (PPGArtes/EBA/UFMG), na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, onde pesquisa “A
escultura policromada religiosa de Pernambuco e Bahia: origens, identidades e trânsitos”; Mestra em Artes Visuais na linha de pesquisa História da Arte, Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal da Bahia (UFBA); Conservadora/Restauradora do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (MAS/UFBA).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4028935559668576

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Publicado

2024-01-21

Edição

Seção

MATERIAIS E TÉCNICAS