O MÉTODO MORELLI NA ANÁLISE FORMAL E ATRIBUTIVA DE ESCULTURAS DEVOCIONAIS

Autores

Palavras-chave:

atribuição, metodologia, escultura., análise formal

Resumo

O presente artigo trata da utilização do método criado pelo médico e historiador da arte, Giovanni Morelli, na análise formal e atributiva das obras do artista Antônio Pereira dos Santos, o Mestre de Sabará, artista mineiro identificado durante a elaboração do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1986 e 1987. A pesquisa teve como um dos objetivos aprofundar a metodologia de análise formal das esculturas devocionais, utilizando o método “morelliano” como base. Além disso, foram desenvolvidos para cada etapa, fluxogramas para guiar, de forma didática, o estudo dos detalhes anatômicos das obras elencadas. O processo de análise foi realizado por meio de estudo comparativo entre os elementos anatômicos formais mais significativos das obras, identificando semelhanças e definindo principais estilemas. Como resultado, pôde-se confirmar, refutar ou estabelecer novas atribuições ao mestre e sua oficina. Consideramos que, na execução de atribuição, a análise formal é uma ferramenta em um processo de caráter interdisciplinar no qual são indispensáveis análises históricas do acervo e seu contexto, iconografias e exames de materiais e técnicas.

Biografia do Autor

Flavia Costa Reis

Historiadora do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pelos elementos artísticos móveis e integrados. Mestrado em Artes, pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, MBA em História da Arte pela Universidade Estácio de Sá e graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Maria Regina Emery Quites, UFMG

Orientadora da dissertação - Professora do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes), Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2025-01-24

Edição

Seção

AUTORIAS E ATRIBUIÇÕES