O MÉTODO MORELLI NA ANÁLISE FORMAL E ATRIBUTIVA DE ESCULTURAS DEVOCIONAIS
Palavras-chave:
atribuição, metodologia, escultura., análise formalResumo
O presente artigo trata da utilização do método criado pelo médico e historiador da arte, Giovanni Morelli, na análise formal e atributiva das obras do artista Antônio Pereira dos Santos, o Mestre de Sabará, artista mineiro identificado durante a elaboração do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1986 e 1987. A pesquisa teve como um dos objetivos aprofundar a metodologia de análise formal das esculturas devocionais, utilizando o método “morelliano” como base. Além disso, foram desenvolvidos para cada etapa, fluxogramas para guiar, de forma didática, o estudo dos detalhes anatômicos das obras elencadas. O processo de análise foi realizado por meio de estudo comparativo entre os elementos anatômicos formais mais significativos das obras, identificando semelhanças e definindo principais estilemas. Como resultado, pôde-se confirmar, refutar ou estabelecer novas atribuições ao mestre e sua oficina. Consideramos que, na execução de atribuição, a análise formal é uma ferramenta em um processo de caráter interdisciplinar no qual são indispensáveis análises históricas do acervo e seu contexto, iconografias e exames de materiais e técnicas.
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