O culto da Virgem Maria em Minas
duas invocações
Resumo
A presente comunicação é breve informe sobre a iconologia de duas imagens raras em Minas Gerais - Nossa Senhora da Pobreza e Nossa Senhora do Trabalho - objeto de pesquisa em andamento. As duas ocorrências estudadas foram encontradas no distrito de Biribiri e no município de Berilo, ambos no Vale do Jequitinhonha.
A pesquisa tem sido realizada por meio de coleta de dados em campo, em arquivos eclesiásticos e em documentação secundária e pela análise arquitetônica das capelas, além de análise histórica, estilística, iconológica e iconográfica das imagens em questão. Ainda que os dados coletados sejam parciais, não nos impedem de levantar algumas considerações. Com isso procuraremos oferecer uma pequena contribuição aos estudos da imaginária brasileira, no sentindo de ressaltar aimportância da análise iconológica nos processos de preservação e restauro.
O culto mariano é uma das manifestações da religiosidade popular mais difundidas em território mineiro e remonta ao período colonial. A devoção de Nossa Senhora esteve presente desde o pequeno oratório carregado pelos desbravadores do sertão à procura de ouro até os dias atuais.