PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos <p>A Revista PÓS é um periódico eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, ensaios, traduções, ensaios visuais e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Arte e Experiência Interartes na Educação; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores ou doutorandos. A avaliação e é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.</p> pt-BR <p><span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span></p><ol type="a"><ol type="a"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_blank">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado</li></ol></ol> revistapos.ppga@gmail.com (Ricardo Carvalho de Figueiredo) virgiliovasconcelos@ufmg.br (Virgílio Vasconcelos) Sex, 29 Mai 2020 00:00:00 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/983 <p>É com satisfação que divulgamos a revista PÓS (v. 10, n. 19, maio 2020) com a seção temática<br>“Sistemas Poéticos Artificiais”, sob a organização e apresentação da Profa. Dra. Marília Bérgamo. A<br>seção temática deste número contempla a linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas com os<br>seguintes eixos temáticos: a relação do artista na criação de sistemas poéticos artificiais<br>autônomos; a autonomia computacional nos processos poéticos; a práxis e a poética; e a interrelação<br>entre sistemas poéticos artificiais e seu ambiente. Agradecemos a cada membro do Conselho<br>e do Comitê Editorial, que nos auxilia na tarefa constante de buscar a excelência em torno das<br>complexas abordagens do universo da arte. Agradecemos também aos diversos colaboradores e<br>avaliadores, que, acreditando na seriedade do nosso trabalho, compartilham suas experiências,<br>seus questionamentos e suas pesquisas no tema.<br>Na seção aberta, outras contribuições de relevância nos oferecem reflexões diversas referentes à<br>linha editorial da Revista PÓS.</p> Ricardo Carvalho de Figueiredo, Magali Melleu Sehn ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/983 Qui, 28 Mai 2020 21:47:38 -0300 From Metaphor Machine to Being-With Apparatus https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/931 <p>This paper takes a media archæological looks at how we have developed devices to create and transmit meaning. It looks at how these devices have been designed and used to present a view of the world to the viewer. It looks at what are the tendencies within the functioning of media devices and how that changes the way we perceive information and create world views. Further it asks how the nature of these devices determine how we communicate through them and what are the tensions they create. Lastly, we ask what this means for present and future use of such technology in an experiential and informative environment.</p> Kenneth Alan Feinstein ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/931 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Das coisas nascem coisas sencientes https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/950 <p class="western" lang="pt-BR" style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%;" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Senciente significa a capacidade dos seres de sentir sensações e sentimentos, assim como, ter percepções conscientes do que os cerca e do que lhes acontece. Capaz de sentir ou perceber através dos sentidos, discute-se as seguintes questões: como por meio da arte e do design nos sentimos mais vivos, despertamos desejos e nos mostramos sencientes? Ou ainda, como o caráter de inerência entre o lado senciente e sensível, vidente e visível do sujeito designer_artista se relaciona com o mundo e suas coisas sencientes? O texto apresenta tendências do campo da arte e do design computacional de pesquisas sobre inteligência artificial, computação quântica e neuromórfica que interessam, no contexto da criatividade, pois envolvem sistemas vivos e maquínicos, numa perspectiva estética das relações que surgem no processo de criações poética. </span></span></p> Carlos Augusto Gottsfritz, Doutorando, Suzete Venturelli, Dra. ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/950 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 A autonomia em obras dotadas de inteligência artificial https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/953 <p style="margin-bottom: 0cm; font-weight: normal; line-height: 150%;" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">Este artigo propõe uma reflexão sintética sobre o conceito de autonomia, desenvolvido a partir de seus fundamentos filosóficos e científicos, e, em seguida examinado na perspéctica da arte. Como objeto de estudo são tomadas duas obras: <em>Oscar</em> de Catherine Ikam e Louis Fléri, e <em>PostPoète</em> de Léopold Dumond. Partimos da constatação de que o uso de inteligência artificial e de tecnologia de ponta em arte produz obras singulares e complexas, consideradas como conquistas dos avanços científicos recentes. Contudo, demostraremos que no plano da cultura, elas dialogam com ideias que perpetuam o imaginário humano desde a antiguidade, e que já inspiraram diversas obras pictóricas e literárias.</span></span></p> Nikoleta Tzvetanova Kerinska ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/953 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Hybrid Identity: A Study of the development of self-identity with digital media and artificial intelligence https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/965 <p>Current society is constantly fixated behind a screen. Every moment of our waking lives is uploaded and shared online for the rest of the world to browse; and the way people view us has become vastly important to us. Our sense of identity has been shaped to focus on how others might think of us; rather than forming and under-standing our own self-identity. This study will delve into whether our self-identities have drastically changed due to the world revolving around digital media. Additionally, whether this is leading towards the development of a new ‘hybrid’ form of identity that goes hand-in-hand with technology.</p> Saifalla Walid Mohamed Awad, Kenneth Alan Feinstein ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/965 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 A pesquisa em arte tecnológica: o artistapesquisador, a informação e o laboratório https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/973 <p>Este artigo procura contribuir com o pensamento focalizado no comportamento da<br>pesquisa e dos pesquisadores no campo das artes tecnológicas nos espaços e lugares de<br>produção de conhecimento, que se ramificam entre o ateliê-estúdio, os laboratórios, a<br>academia, os espaços de exibição e os laboratórios de pesquisa independente,<br>principalmente por meios tecnológicos. Através de uma reflexão crítica, o estudo constrói<br>percepções acerca do papel do artista-pesquisador e das artes por meios tecnológicos na<br>contemporaneidade e seus desafios.</p> Tadeus Mucelli ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/973 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Caderno de imagens https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/976 <p>Caderno de Imagens sem resumo</p> Vibeke Sorensen ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/976 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Propuesta metodológica, principios teóricos y enfoques para el proceso de creación dramatúrgica actoral https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/934 <p>El artículo presenta propuesta metodológica del proceso de creación dramatúrgica actoral, que es una fusión de distintas metodologías de práctica escénica, teniendo por base el trabajo práctico de una actriz/dramaturga, apoyándose en postulados teóricos del arte de actor/actriz y en procedimientos de creadores contemporáneos. Tal propuesta es el resultado de una investigación cuya metodología presentó características de una investigación práctica en las artes. Los resultados apuntan que dicha propuesta metodológica puede contribuir en la formación de alumnos de Artes Escénicas, proporcionándoles instrumentalización para dar voz a sus creaciones y autonomía en sus procesos creativos.</p> Elisa Martins Lucas ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/934 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 1968, estética e ideologia: O espetáculo-manifesto 1ª Feira Paulista de Opinião https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/939 <p>O artigo reflete acerca dos eventos históricos, estéticos e políticos em torno do espetáculo-manifesto <em>I Feira Paulista de Opinião</em> promovida pelo Teatro de Arena de São Paulo em junho de 1968, em parceria com diversos artistas da cena paulistana. Trata-se de uma das inúmeras tentativas de compreensão dos rumos da classe e da produção teatral brasileiras após a deflagração da ditadura civil-militar brasileira (1964 – 1985). Nesse contexto, o artigo aventa o influente papel tanto do encenador e formulador ideológico diretor da <em>Feira</em>, Augusto Boal, quanto da imprensa da época, na figura do jornal <em>O Estado de São Paulo</em> e o seu controverso papel no suporte ao teatro paulistano dos anos de 1960.</p> Gessé Almeida Araújo ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/939 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Cartografias cênicas: Percursos do fazer teatral no/do cotidiano escolar https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/974 <p class="POSRESUMO">Este artigo tem como intento discutir o fazer teatral enquanto uma ação atravessada pelos acontecimentos no/do cotidiano escolar. Desta forma, propõe-se discutir a escola compreendendo-a como instituição disciplinar e os desdobramentos disso no/do cotidiano de seus praticantes. Para fomentar a discussão acerca do teatro enquanto ação, apresenta-se o relato de uma prática pedagógica em uma Escola Municipal da Rede Pública, localizada em São Salvador do Tocantins (TO). Portanto, pretende-se ampliar as discussões em torno do fazer teatral na escola e compreender que o teatro se insere nesse contexto, como uma ação a fim de provocar rupturas, contribuindo para as táticas que ocorrem nesse lugar.</p> Renata Patrícia Silva ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/974 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Testemunhos da violência na obra do Mapa Teatro, Colômbia https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/933 <p>O laboratório de artistas Mapa Teatro, ao optar por fazer uma <em>Anatomia da violência na Colômbia</em>, abandona a univocidade de documentos históricos, para combiná-los com verdades inventadas ou mentiras sinceras e criar etnoficções, suscitando perspectivas que não correspondem à narrativa dominante da História. Apresento uma aproximação em relação a algumas obras do grupo para criar perspectivas críticas em relação à grade de codificação e descodificação do que se costuma entender como violência e suas implicações subjetivas, bem como de suas manifestações macropolíticas.</p> Clara Barzaghi Laurentiis, Peter Pal Pelbart ##submission.copyrightStatement## https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/933 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Iniciativa privada: Banheiros em projeção https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/925 <p><em>Iniciativa Privada</em> foi uma ação artística proposta no corredor de acesso aos banheiros do Centro de Artes e Comunicação/UFPE, em junho de 2018, durante a exposição coletiva “Tramações”. A ação consistia em tornar públicas as&nbsp;imagens produzidas dentro dos banheiros por meio de transparências e de uma instalação de retroprojetores. A retroprojeção aconteceu sob a administração do público. Lanço um olhar sobre os discursos produzidos em um espaço juridicamente “protegido” das câmeras de vigilância e questiono: quais as tensões geradas na publicização de imagens fabricadas no interior de um espaço de privacidade? De que maneira revelam formas de vida desviantes?</p> Luana Andrade, luciana borre ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/925 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Um experimento à luz da ambivalência: A formação da imagem surrealista através do protótipo da fotografia quântica https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/972 <p>Edificação de um experimento mental que habilita a possibilidade de pensarmos o “protótipo da fotografia quântica” enquanto obra de arte surrealista, ou seja, como um artefato detentor de um mecanismo autônomo de criação da “imagem surrealista”. Para isso, em um primeiro momento, analisaremos a “ambivalência” como conceito transdisciplinar e fundamento do nosso trabalho. Em um segundo momento, investigaremos a noção de “imagem surrealista” arquitetada por André Breton e René Magritte. E, em um terceiro momento, abordaremos o experimento do “protótipo da fotografia quântica” publicado na revista Nature, em 2014, desenvolvido por cientistas da Academia Austríaca de Ciências.</p> Diego Pereira Rezende ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/972 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Ponto de escuta e tridimensionalidade sonora na ficção e no documentário: Para uma estética do envelopamento no cinema contemporâneo https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/958 <p>Este artigo tem como objetivo refletir sobre a tridimensionalidade sonora proporcionada pelos atuais sistemas de exibição e mixagem de som no cinema. Para tal, a discussão propõe também o estudo de caso do filme Nos vemos no paraíso (2017), com o intuito de compreender como o som se relaciona com os conceitos de ponto de escuta subjetivo e espacial (CHION, 2009) e de que forma se dá a tridimensionalidade sonora da obra na sala de exibição.</p> Leonardo Alvares Vidigal, Marina de Morais Novais ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/958 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300 Textualidades têxteis e novasvelhas concepções de memória na Arte Latino-americana https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/951 <p>Neste artigo, pretendo apresentar algumas das aproximações linguísticas, históricas e metafóricas entre os meios têxteis e a criação de narrativas, aproximações estas que serão apropriadas e ressignificadas por artistas mulheres situadas na América Latina enquanto estratégias de rememoração e reinvenção de suas próprias histórias. A partir de conceitos como a textualidade têxtil em José Sánchez-Parga, interculturalidade em Silvia Rivera Cusicanqui e tensionamentos da arte nas concepções indígenas e ocidentais, proponho uma discussão acerca da porosidade e do movimento enquanto potências textuais do tecido no âmbito da arte contemporânea.</p> Natália Rezende Oliveira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/951 Qua, 27 Mai 2020 00:00:00 -0300