Marcas sobre a pele

Autores

  • Sarah de Lima Brant Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Pintura, Padrão de beleza, Mídia, Diversidade da beleza, Mulher

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal tratar das marcas naturais e acidentais/ocasionais sobre a pele, que possuem efeitos notáveis na autoestima da mulher. O padrão de beleza preestabelecido pela mídia é o principal responsável por deixar as mulheres se sentindo de fora do que é considerado “belo” e sem autoestima, pois estabelece um padrão irreal e inalcançável. Assim, se torna relevante questionar os impactos causados pelos padrões de beleza nas mulheres. Nesse sentido, o trabalho buscou identificar os impactos das marcas sobre a pele na autoestima das mulheres que vivem em um contexto de perfeição estética, determinada pela mídia, bem como meu percurso em Pintura e meus trabalhos que retratam as marcas sobre a pele feminina. Por fim, foi possível identificar na mídia atual uma promissora mudança. A diversidade da beleza feminina passou a ser evidenciada nos meios de comunicação, fazendo com que as mulheres, muitas vezes excluídas desses meios, se sentissem representadas. A beleza não é definida por um padrão, mas sim pelas diferenças e pluralidades presentes na diversidade da beleza feminina.

Publicado

2023-09-22

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso