Reflexões acerca da pedagogia da escuta no ensino de arte na infância

Autores

  • Christine da Silva Pereira Universidade Federal de Minas gerais

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Educação, Pedagogia da Escuta

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar reflexões acerca do ensino de arte na infância, a partir de memórias que me acompanham desde a infância, que passam pela minha produção artística, experiências estéticas e que culminam na minha prática em sala de aula. Como referencial teórico trago a Pedagogia da Escuta, desenvolvida por Loris Malaguzzi em Reggio Emilia, onde o sujeito se torna protagonista do processo de ensino, o professor deixa o papel de detentor de conhecimento e passa a ser um mediador proporcionando oportunidades de novas descobertas, buscando esclarecer os questionamentos colocando questões para que as crianças possam pensar a respeito e construir o seu próprio conhecimento.

Publicado

2023-09-27

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso