Processo cognitivo e percepção visual da pessoa com síndrome de Crouzon no aprendizado de arte

Autores

  • Raquel das Graças Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Educação, Síndrome de Crouzon

Resumo

Este trabalho trata do aprendizado em Artes Visuais a partir do reconhecimento da cor e da forma, pelo portador da Síndrome de Crouzon caracterizada pela cranioestenose do tipo Trigonocefalia. Foi feito um estudo sobre a síndrome, sendo necessário um direcionamento a estudo de caso específico, e produzidos materiais didáticos pensando nos aspectos cognitivos relativos à percepção visual do aluno. A pesquisa teve como fundamento identificar metodologias possíveis para que a pessoa com Síndrome de Crouzon possa observar e aprender nominar formas e cores, usando a referência cromática para relacionar objetos da mesma cor. Parte do estudo foi feito através de acompanhamento e observações em sala de aula, em atividades externas ao ambiente escolar, em participações nos eventos da escola e durante a convivência pessoal; também, a partir de análises feitas nos relatórios anuais e no Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal de Ensino Especial.

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso