Para transver o mundo
audiovisual, cinema e vídeo no ensino de arte na escola
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Educação, CinemaResumo
O presente trabalho aborda a interterritorialidade, aproximações e diferenças técnicas, estéticas e históricas entre Cinema, Vídeo e Videoarte, e as questões sobre percepção e a sensibilidade cognitivas a respeito destes meios a partir das vanguardas da Arte Moderna no Brasil. Busca ainda analisar a implementação dos referidos recursos e linguagens audiovisuais para o Ensino de Artes, como abordagem pedagógica incorporada ás práticas de Arte-Educação. Com base em uma revisão bibliográfica feita sobre especificidades dos interterritórios que transpassam essas áreas, constata-se que a partir da década de 1960, a inserção do Vídeo e tecnologia Eletrônica na Arte marca um novo momento nas Artes Visuais. Assim, analisando a relação entre Artes Audiovisuais, Tecnologia e Ensino de Artes, este trabalho se pôs a examinar questões acerca da confluência desses campos e linguagens em integração com as aulas de artes na escola. Como finalização desta investigação, o texto apresenta o Material Didático “Moviaula” como prática da interterritorialidade entre estes campos de conhecimento.