A importância da representatividade LGBTQIA+ no Ensino de Artes Visuais e no cotidiano escolar
Palavras-chave:
Arte - estudo e ensino, Minorias sexuais, Homofobia, Pessoas LGBTQ+, Educação inclusiva, Identidade sexual na educaçãoResumo
O presente trabalho busca refletir sobre a importância da representatividade LGBTQIA+ nas abordagens didáticas das aulas de Artes Visuais no Ensino Básico e, assim, procura refletir sobre maneiras de introduzir referenciais positivos para os/as estudantes acerca da diversidade. Como objeto de análise, partimos de cinco metodologias de trabalho desenvolvidas ao longo dos estágios docentes obrigatórios junto à formação em Licenciatura em Artes Visuais. Tratam-se de experiências com propostas e estratégias didáticas inclusivas e com a inserção de pautas e referenciais afirmativos da população LGBTQIA+, visando colaborar na construção de uma sociedade em que os indivíduos respeitem uns aos outros, independentemente de suas identidades de gênero e orientações sexuais. Como aporte teórico, temos como principais referenciais Daniel Borrillo, ao conceitualizar LGBTfobia; Guacira Lopes Louro, pensando sobre o espaço da sexualidade na Escola; e Paulo Freire, na busca por uma educação crítica e questionadora.