Da representação figurativa à liberdade de materialização pictórica
Palavras-chave:
Pintura, FilosofiaResumo
Esta monografia aborda parte da teorização de meu trabalho em Pintura, focada sobretudo nos "ciclos temáticos", que consistem de conjuntos de obras diferentes versando sobre o mesmo tema. Distingue-se da arte serial, que preconizava a utilização de elementos uniformes reunidos de acordo com princípios modulares. A opção pelos ciclos baseia-se na consideração de que eles permitem explorar melhor as diversas possibilidades suscitadas por um mesmo tema. O texto inicia-se com uma breve descrição de alguns fatos da História relevantes à construção do meu raciocínio pictórico/imagético. Segue-se a definição de alguns conceitos subjacentes às minhas materializações, que justificam as escolhas pessoais e seu desenvolvimento, embasados na Literatura e na experiência de outros artistas. Entre eles, destaca-se a liberdade temática conquistada pelos movimentos contemporâneos, associada ao resgate das técnicas formais modificadas pelos modernistas. Para contextualizar o trabalho, foram incluídas algumas reflexões sobre a ação humana, as convenções sociais praticadas nos últimos tempos e esclarecimentos sobre meu posicionamento crítico a esse respeito. Finalmente, são exibidas imagens de parte de alguns "ciclos temáticos", acompanhadas de uma análise, contendo as premissas que nortearam sua execução, e do meu trabalho atual, primícias de materialização para trabalhos futuros.