As metáforas nas animações do projeto Universidade das Crianças

Autores

  • Marcela Werkema de Oliveira Moraes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Produção, Direção

Resumo

Este trabalho de conclusão de curso tem como objeto de estudo a utilização de metáforas
visuais nos vídeos produzidos no programa de extensão da Universidade Federal de Minas
Gerais - Universidade das Crianças -, buscando contribuir para uma maior compreensão do
potencial das animações como material de apoio no ensino de ciências para crianças do ensino
fundamental. Para isso, deve-se considerar o equilíbrio necessário entre a resposta cientifica e
as metáforas visuais utilizadas para atrair a atenção do público-alvo. Nesse intuito, este
trabalho apresenta o processo de produção dos filmes e, através da análise do filme "Como
conseguimos nos lembrar de tantas coisas?¿, a utilização das metáforas.
A linguagem metafórica está intrinsecamente ligada à visão de mundo que a sociedade que a
formula possui. Assim este tipo de linguagem é uma forma natural de comunicação, mas que
requer alguns cuidados. É importante que durante o uso de metáforas visuais sejam levadas
em conta as diferenças culturais do público com o qual se quer comunicar, para que sejam
evitados erros de interpretação.

Publicado

2025-05-05

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso