O hibridismo na animação 2D digital

desenho manual e recorte digital na construção do movimento para personagens

Autores

  • Isadora Morales Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Desenho Manual, Animação, Técnica, Animação para televisão

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o potencial estético e produtivo da interação técnica entre o Desenho Manual e o Recorte Digital na produção de animações 2D. Esse estudo tem como foco, principalmente, a aplicação desse processo híbrido na criação de conteúdo televisivo, sob as restrições de tempo e orçamento estabelecidas pelo mercado. Seu objetivo foi analisar a viabilidade produtiva da aplicação desse processo na construção de séries animadas televisivas, em busca de melhorias na qualidade estética do movimento e na visualidade geral do projeto. Essa pesquisa encontra relevância em meio ao atual cenário de animações para TV, no qual predominam animações econômicas de baixa qualidade, feitas através da técnica de Recorte Digital. Para embasar esse estudo, foi apresentado um panorama sobre os modos de produção e as técnicas de animação utilizadas na criação de conteúdo televisivo ao longo dos anos, conceituando cada abordagem e apresentando suas características produtivas. A partir da análise técnica de algumas animações televisivas recentes, como Irmão do Jorel (Brasil, 2014), Monster Pack (Brasil, 2013) e Star vs. the Forces of Evil (EUA, 2015), e do estudo feito sobre as entrevistas concebidas pelos animadores Kyu-bum Lee e Paulo Ferreira, constatouse que esse processo produtivo híbrido é usado atualmente na indústria, principalmente, para contornar as limitações da técnica de Recorte Digital e para economizar trabalho em cenas que exigem movimentos complexos. Porém, com base na análise de minha própria experiência prática com a produção do curta-metragem Diário de Areia, é possível afirmar que essa abordagem híbrida pode abrir inúmeras possibilidades para a exploração estética do movimento na produção de animações econômicas, tanto para a televisão como para o cinema.

Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso