O potencial do Cinema de Animação para a formação estética e crítica na Infância

Autores

  • Tiago Pereira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Animação, Cinematografia, Estudo e ensino

Resumo

O contato do Cinema de Animação com a Infância se dá também como expressão artística e educativa, mas a relação mais abrangente se dá no campo mercadológico. Essa relação na maioria das vezes se constitui de forma acrítica e passiva. Faz-se necessário então por parte de todos os adultos envolvidos na vida da criança, realizar com elas atividades que contraponham o modelo oferecido pelo mercado que geralmente visa apenas o lucro sem qualquer respeito ao público. É preciso então criar espaços de diálogo para que a criança possa compreender esse objeto mercadológico e todos os interesses por trás dele. É preciso ainda criar espaços para que elas possam se apropriar do Cinema de Animação, usando todo seu potencial estético e crítico, assumindo seu papel como objeto artístico e de comunicação. Assim a criança poderá sair de sua condição de consumidor passivo para a condição de consumidor ativo usando-o também como meio de expressão e comunicação. Objetivou-se a partir dessa pesquisa, tanto prática quanto teórica, entender como se dá essa relação entre Infância e Cinema de Animação, suas potencialidades e seus problemas. Buscou-se ainda encontrar formas de transformar esse contato em experiências sensíveis e críticas para a Infância. Nesse sentido, através de levantamento bibliográfico e através de buscas por projetos foi possível encontrar inúmeras possibilidades e perceber que hoje há considerável oferta, embora não seja muito evidente. Através da prática foi possível perceber o grande potencial das atividades e algumas limitações, o que fica difícil de compreender apenas com a leitura de tudo que já se encontra disponível. Ao final da pesquisa constatou-se que há interesse, tanto pelas crianças quanto por profissionais da Educação ou do Cinema, por atividades mais estéticas e críticas. Ficou evidente ainda, que espalhadas pelo país, várias propostas são oferecidas, mas que ocorrem de forma independente, e ainda não há uma política a nível nacional que se apresente como referência para que atividades assim sejam ofertadas a todas as crianças brasileiras. Percebe-se que grande parte das ações realizadas pelo país parte da sociedade civil, mesmo que haja algumas conquistas junto aos governos federal, estaduais e municipais.

Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso