O crédito devido
a sequência de créditos do filme enquanto elemento da linguagem cinematográfica: Uma análise através da obra de Saul Bass
Palavras-chave:
Animação, Cinematografia, Técnica, Crédito pós filmeResumo
A presente monografia tem como objetivo discutir as potencialidades das sequências de créditos dos filmes enquanto elemento da linguagem cinematográfica através da análise da obra do designer Saul Bass. As sequências de créditos desenvolvidas por Bass para
os filmes Psicose (1960), Grand Prix (1966) e A Época da Inocência (1993) foram escolhidas como objeto de análise por representar as diferentes formas e funções que as sequências podem assumir em relação aos filmes que antecipam. Como referencial teórico, foram utilizados livros específicos acerca da obra do designer, como Saul Bass A Life in Film & Design, de Jennifer Bass e Pat Kirkhan, e Saul Bass - Anatomy of film design, de Jan-Christopher Horak, além de teorias sobre linguagem cinematográfica dos autores Christian Metz, Jacques Aumont e Marcel Martin. O estudo objetiva colaborar para a discussão sobre a importância das sequências de créditos enquanto elemento de suporte à narrativa cinematográfica.