Blender 3D como alternativa para estudantes e futuros profissionais

Autores

  • Gabriel Barral UFMG
  • Marília Lyra Bergamo UFMG

Palavras-chave:

Blender 3D, Open source, Cinema de animação - estudo e ensino

Resumo

Esse artigo argumenta sobre o software livre e de código aberto Blender 3D e o seu impacto na vida de estudantes de 3D para com sua formação profissional. Faremos uso de uma abordagem comparativa, analisando-o ao lado de outro programa do mesmo meio, este por sua vez, pago e de código fechado. Serão estudadas as consequências de uma política de software livre nas comunidades virtuais, acesso à conhecimento e à indústria. Por fim, concluiremos o Blender como uma alternativa viável para o desenvolvimento de futuros artistas 3D, mas não tão viável para aqueles que têm como principal foco a indústria.

Biografia do Autor

Gabriel Barral, UFMG

Estudante de graduação na Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Artista 3D já atuante no
mercado e entusiasta do Blender 3D.

Marília Lyra Bergamo, UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua pesquisa tem ênfase em Arte e Tecnologia, Sistemas Complexos e Design para mídias interativas, atuando principalmente nos seguintes temas: arte computacional e design digital.

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso