Design de Personagem e Construção de Mundo em Pokémon

Design de Personagem e Construção de Mundo em Pokémon: uma Transposição Cultural

Autores

  • João Pedro Martins Cunha Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema
  • Rosilane Ribeiro da Mota Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Pokémon (Personagem), Design de Personagem, Construção de Mundo, Representatividade Cultural

Resumo

A representatividade potencializa o sucesso de uma produção de entretenimento. Utilizando-se da linguagem visual e elementos de reconhecimento e identificação, sejam eles metafóricos ou explícitos, exercem comunicação e desenvolvem grande experiência emocional e inserção do público jogador, consumidor e espectador na obra. A profundidade imaginária em designs de personagem e construção de mundo em videogames pode abranger um embasamento criativo enriquecedor, e para tanto, exemplos extraídos dos jogos pertencentes à franquia Pokémon foram enfatizados como recursos da pesquisa. Por meio desse breve estudo, demonstra-se como as influências culturais, folclóricas, históricas e ecológicas, quando combinadas, desenvolvem projeção ideológica, disseminam informação e compõem um acervo de experiências positivas na jogabilidade, bem como inspiram relevância para a projeção de novos jogos e formação de profissionais.

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso