Cinema Novo brasileiro e Nouvelle Vague japonesa

Aproximações e distanciamentos

Autores

  • Paulo Henrique Silvério de Sousa Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Cinema Novo, Nouvelle Vague Japonesa, Glauber Rocha, Nagisa Oshima

Resumo

Com o objetivo de estabelecer um diálogo entre o Cinema Novo Brasileiro e a Nouvelle Vague Japonesa, observando suas semelhanças e diferenças, este artigo percorre o contexto histórico e social em que os dois grupos surgiram. Tendo como recorte dois expoentes de ambos os grupos, Glauber Rocha e Nagisa Oshima, é realizada uma comparação entre a trajetória dos dois cineastas. Por fim, elaboramos uma análise entre dois filmes referenciais para a época, Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Túmulo do Sol, observando elementos estéticos na tentativa de identificar possíveis pontos de contato entre eles. Observamos grandes diferenças entre os dois grupos, no que se refere ao contexto de seu surgimento, suas influências e opções estéticas. A trajetória de Glauber Rocha e Nagisa Oshima também se difere de forma significativa, tendo como ponto de contato, a defesa e prática do cinema de autor.

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso