Disco Elysium

Disco Elysium dinâmica entre o personagem e o jogador

Autores

  • Taffarel Moreira Cassemiro Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Jogo narrativo, Personagem, Estudos de Jogos, Design de Jogos, Disco Elysium

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso da dinâmica entre jogador e personagem no jogo digital Disco Elysium (ZA/UM, 2020), escolhido por trazer tensionamentos na quelação entre jogador e personagem, limitada por diferentes elementos da contrução do jogo. Para este esforço, são mobilizadas referências no campo dos Estudo de Jogos, em particular nos aspectos da construção de personagem e da agência do jogador. A análise irá se deter em diferentes momentos do jogo que enfatizam melhor essa interação. O estudo ampara-se em princípios metodológicos dos Estudos de Jogos, articulando os aspectos narrativos e lúdicos do jogo analisado. Conclui-se que fatores em torno da interação do jogador com o personagem, tanto pelas mecânicas quanto pelo enredo, contribuem ao desenvolvimento de empatia e imersão na experiência do jogador em relação ao personagem.

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso