A omissão como fundamento da linguagem e sua utilização no curta-metragem de animação O Autor

Autores

  • Otávio Azevedo Garcia Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

omissão, interatividade, cinema de animação, fundamento da linguagem

Resumo

Este artigo analisa estratégias de se usar a omissão como recurso narrativo em mídias diversas, aponta sua relação com a participação do espectador e investiga como alguns formatos de produção de animações podem se beneficiar em especial desta ideia. Para isso expandimos o conceito de omissão como fundamento da linguagem e explicamos sua importância com relação à noção de interatividade. Ademais, examinamos como o emprego desta definição em outras mídias pode nos auxiliar adaptativamente a pensar em sua funcionalidade para o cinema. Por fim, a pesquisa toma como objeto de estudo o curta O Autor (Luiz Máximo, Brasil, 2022) para mostrar possíveis modos de uso do conceito na animação, justificados na narrativa e estética, diminuindo o tempo e custo de produção, com o objetivo de que novos criadores se apropriem da ideia, aplicando-a em seus próprios filmes.

Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso