Gamearte e simuladores de caminhar

aproximações teóricas e práticas

Autores

  • Beatriz Correia Campos Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Gamearte, Jogoso Eletrônicos, Walking simulators, Arte e Tecnologia

Resumo

O campo da arte contemporânea e as materialidades típicas da indústria de jogos se interseccionam na mobilização de elementos referentes aos videogames em práticas artísticas. Práticas assim caracterizadas constituem o corpo de trabalhos da gamearte. Análises destas obras buscam compreender as formas como acontece este diálogo entre o campo da arte e os videogames, e demonstram que a estética dos jogos digitais se tornou um meio de expressão e reflexão em práticas de arte contemporânea. Algumas formas de uso da estética dos jogos digitais em trabalhos de gamearte se conectam, particularmente, com a mecânica dos simuladores de caminhar (walking simulators), um gênero de jogos digitais consideravelmente reconhecido. A mecânica destes jogos é marcada pela ausência de objetivos explícitos ou condições de vitória e derrota, além de privilegiar, num geral, a exploração do ambiente por meio de caminhadas em primeira pessoa. Esta pesquisa se propõe experimentar com elementos dos simuladores de caminhar na criação de uma obra artística, bem como explorar teoricamente as relações entre este gênero e algumas práticas da gamearte.

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso