Documentário animado

a animação como forma de reconstrução da realidade ( dos processo que a técnica acrescenta ao gênero)

Autores

  • Maíra Soares Miquilini Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Cinema, Documentário, Animação, Dossiê Rê Bordosa (documentário), O Divino (documentário), Guaxuma (documentário)

Resumo

O presente trabalho se propõe a estudar e analisar três documentários animados brasileiros, abordando os processos para sua realização. Os filmes abordados e aos quais o texto se dedica a discutir são Dossiê Rê Bordosa (2008) de Cesar Cabral, O Divino, De Repente (2009) de Fábio Yamaji e Guaxuma (2018) de Nara Normande. Os três curtas-metragens são bem diferentes entre si, permitindo ter um panorama diverso do que os encontros entre gênero documentário e a técnica animação podem alcançar em produções brasileiras. Além dos resultados obtidos através desta junção, o trabalho também busca entender como ela altera os processos de produção de cada um dos filmes. A metodologia utilizada foi buscar entender os objetos deste estudo fazendo entrevistas com os autores dos filmes, assistindo os making-of dos filmes e lendo outras entrevistas com os autores e trabalhos já publicados, tanto sobre o tema quanto sobre os filmes escolhidos.

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso