O O uso da espacialidade e mecânica na construção de narrativas

A narrativa ambiental do jogo Bloodborne em contraposição à narrativa fílmica

Autores

  • Matheus Leite Pereira Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema
  • Rosilane Ribeiro da Mota Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Narrativa, Mecânica, Espacialidade, Bloodborne (jogo eletrônico)

Resumo

Este artigo observa o principal modo como as narrativas se apresentam nos jogos AAA. Nota-se que dentro desta classificação de jogos, muitos apresentam um caráter narrativo importante, mesmo que as histórias estejam fundamentadas em linguagens de outras mídias como o cinema. Grande parte dos jogos AAA narrativos estruturam suas histórias por meio de cinemáticas, onde dissonâncias temáticas e estruturais podem ser causadas. Diante dos conceitos de narrativa estabelecidos por Bordwell, e do entendimento sobre a espacialidade e mecânica como elementos fundamentais para a interatividade nos videogames , este artigo verifica como o jogo AAA Bloodborne apresenta sua narrativa ambiental, com a finalidade de demonstrar métodos pelos quais jogos podem estruturar suas narrativas a partir de linguagens particulares desta mídia.

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso