Os subgêneros do terror presentes na trilogia do Zé do Caixão diferentes da técnica de jump scare

Autores

  • Edson Silva Germinio Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Filmes de horror - história e crítica, Zé do Caixão (personagem), Terror - Ficção, Cinema brasileiro

Resumo

Criado por José Mojica Marins, Zé do Caixão é um personagem que inspira terror desde a data de sua criação nos anos sessenta do século vinte. Muitos filmes foram lançados contendo aparições suas, porém três deles constituem a trilogia do Zé do Caixão, que são os filmes que exploram o maior desejo do personagem: a geração de um filho perfeito que perpetue a sua linhagem através da continuidade do sangue. O objetivo deste trabalho é analisar os três filmes da trilogia do Zé do Caixão e identificar quais são os subgêneros do terror existentes neles em distinção do uso da técnica de jump scare, uma tática utilizada em filmes de terror para assustar o telespectador com uma imagem tenebrosa e um som alto ao mesmo tempo. Visando esse objetivo, a metodologia se baseia em explorar alguns subgêneros do terror, analisar documentos que falem sobre o personagem Zé do Caixão e seus filmes e buscar em entrevistas esclarecimentos a respeito da construção das obras cinematográficas. A partir desses meios foi possível concluir que o cineasta José Mojica Marins não empregou a técnica de jump scare em seus filmes e sim utilizou outras técnicas fílmicas, baseadas no uso dos subgêneros do terror explorados neste trabalho.

Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso