Guiando com uma mão invisível

Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada

Autores

  • Josué Pedro Soares Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema
  • Rosilane Ribeiro da Mota Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos - técnica, Metroidvania (jogo eletrônico)

Resumo

Este artigo analisa um subgênero específico de jogos, o Metroidvania. Jogos encapsulados por este subgênero são caracterizados por um mapa interconectado, progressão não linear e obstáculos que são ultrapassados por habilidades de personagem. Metroidvanias colocam o jogador no comando da progressão do jogo, dando a ele agência na decisão de onde ir e elevando a sensação de exploração e descoberta. O artigo explora uma pequena seleção de jogos do subgênero, para entender que elementos compõem estes jogos e que conceitos os desenvolvedores destes jogos usam para guiar o jogador de forma indireta, a fim de não tirar a agência dele.

Publicado

2020-11-26

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso