A animação como cinema de exposição.

Autores

  • Juliana Rabello Machado Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Animação (Cinematografia), Artes plásticas

Resumo

Nos dias de hoje a animação experimental encontra uma série de problemas de distribuição e acesso, visto que o cinema industrial a exclui quase por completo dos esquemas padronizados de produção e exibição. Ao se manter à sombra do cinema institucionalizado, este tipo de produção se torna, não apenas marginalizado, como tende a desaparecer. Este ensaio procura pontuar as características da animação experimental a fim de demonstrar como ela está mais próxima das propostas de outros meios, como o vídeo, que priorizam um trabalho autoral, que do próprio cinema. Percorrendo os caminhos encontrados por este meio (vídeo) para ganhar autonomia enquanto meio de expressão artística, percebemos que as galerias e museus se apresentaram, nos últimos anos, como
uma alternativa de exibição para produções de imagem em movimento não industriais. Assim, “A Animação como Cinema de Exposição” propõe a ligação deste tipo de animação com as artes plásticas, onde a sua preocupação com o gesto, a possibilidade de se criar novas linguagens e sua interdisciplinaridade fazem deste um dispositivo muito mais potente como videoarte do que como obra para exibições nas salas escuras de cinema. 

Publicado

2023-06-26

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso