Estratégias de composição visual no longa-metragem de animação Pocahontas, dos estúdios Disney

Autores

  • Guilherme Barbosa Souto Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Animação (Cinematografia), Cr´ítica, Pocahontas

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o filme de animação Pocahontas (EUA, 1995, de Mike Gabriel), com ênfase nas relações entre a história e a composição visual. Para isso, serão observadas suas propostas visuais, seu processo de construção e a forma das composições de sua narrativa visual, que tem como enredo a colonização europeia e o conflito com os povos originários da América do Norte. Metodologicamente, esse trabalho utiliza da análise da composição nos quadros, observando a recorrência da relação entre as extremidades do quadro, e a representação dos mundos opostos aos quais eles se referem: 1) o lado esquerdo é relacionado com o universo indígena, a tribo (o povo), a aldeia, a personagem Pocahontas; 2) e o lado direito é relacionado aos colonizadores ingleses externos, ao personagem John Smith. Assim, é por meio destas categorias que analisamos o filme de animação Pocahontas

Publicado

2023-08-08

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso