Sugestão de metodologia de ensino 3D digital para o CAAD

Autores

  • João Marcos Machado Silva Resende Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, 3D digital, Cinema de animação - estudo e ensino, Cinema - pré-produção

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma sugestão de metodologia de ensino da animação 3D digital na turma de “FTC214 Animação 3D Digital I”, do primeiro semestre de 2018, sob orientação do professor Arttur Ricardo de Araújo Espindula, no curso de Cinema de Animação e Artes Digitais, da Universidade Federal de Minas Gerais. No decorrer do semestre foi observado como a turma se comportou mediante a sugestão proposta por este artigo, sendo acompanhada pelo professor e pelo monitor e autor deste texto. Ela não seguiu da maneira como se propôs, por apresentar conteúdo de pré-produção, que os alunos julgaram tomar bastante tempo, que poderia ser utilizado no ensino do 3D digital, devido isso, a disciplina passou por reformulação para se adequar ao tempo, experiência e disponibilidade dos alunos. A mescla de conteúdos, pré-produção e 3D digital, foi uma decisão equivocada, mas pôde apresentar algo crônico no CAAD, no que diz respeito ao conhecimento dos alunos em relação ao pré-planejamento de uma produção de animação, levando à criação, pelo professor Arttur, de uma disciplina voltada exclusivamente para os aspectos técnicos da pré-produção.

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso