Atonalismo e cinema de animação

o caso de Scott Bradley

Autores

  • Samuel Nogueira de Souza Universidade Federal de Minas gerais/Departamento de Fotografia e Cinema

Palavras-chave:

Animação (Cinematografia), atonalidade, trilha sonora, dodecafonismo

Resumo

Este trabalho apresenta um panorama das relações do Cinema Live Action e do Cinema de Animação com a música atonal. A origem da música cinematográfica está na música tonal e romântica do século XIX e seu extenso e repetido uso parece ter gerado uma estagnação no desenvolvimento da linguagem da trilha musical. A música contemporânea atonal e dodecafônica tradicionalmente é usada apenas em cenas terror e suspense. Ainda assim, foi usada na produção de trilhas sonoras, porém, com outros sentidos. Como exemplo, apresentaremos as composições de Scott Bradley nos processos de produção da trilha sonora de cartoons, que se diferenciaram dos meios tradicionais. Serão evidenciados os pontos que singularizam seu trabalho, desde a subversão do modo de produção de um cartoon, até o uso de música atonal e dodecafônica. Finalmente, vamos refletir nas implicações e questões que o trabalho de Bradley gera.

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso