As mudanças cronológicas das interfaces dos celulares
Palavras-chave:
Artes digitais, Telefone celular, Interfaces (Computador)Resumo
A Interface Gráfica do Usuário, ou do Utilizador, abreviada com o acrônimo GUI (do inglês, Graphical User Interface) é o espaço onde a interação entre máquinas e humanos ocorre, seguindo a lógica de respostas à comandos realizados pelo usuário. O principal objetivo desta interação é a operação e controle efetivo da máquina no lado do usuário e a resposta da máquina de acordo com a interação específica realizada. Um exemplo que se tem desta interação entre homem e máquina, bastante presente na sociedade (conceito generalizado), é o aparelho de telefone multifuncional, conhecido no Brasil como telefone celular, ou ainda, smartphone.
Com a grande competitividade no mundo empresarial no ramo de aparelhos multifuncionais, além da busca de novas ferramentas, tecnologias, estratégias de marketing o celular tem evoluído de diversas formas, tanto estruturas funcionais, como em questões de usabilidade. Consequentemente, a sua interface gráfica também sofre alterações.
Desta forma, este estudo teve como objetivo geral desenvolver pesquisas, estudos e compreender as mudanças que ocorreram nas interfaces dos aparelhos celulares e, como objetivos específicos: analisar a definição de interface; realizar estudos sobre como as interfaces são criadas; realizar pesquisas sobre a história das interfaces gráficas em computadores e celulares; analisar as diferenças entre as interfaces de alguns aparelhos, de acordo com a suas mudanças cronológica. Para isso, foi feito um estudo reunindo resultados de pesquisas similares realizados por diversos pesquisadores.