O artista inserido no cenário da sociedade digital

reflexões sobre conceitos de imagem, marca e posicionamento artístico

Autores

  • Luciana Cristina Ruiz de Vilhena Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cinema de Animação e Artes Digitais, Sociedade digital

Resumo

O mundo artístico é conhecido por ser essencialmente solitário, o que não significa que ele está desconectado das pessoas. Hoje, em nossa cultura e sociedade, esse contato interpessoal adquiriu uma dimensão jamais vista antes. Para esses novos cenários, são levantados nessa monografia, questionamentos sobre marketing, imagem e marca, para a criação de um terreno próprio de atuação artística que responda às especificidades da relação entre o artista e seu público. Além disso, defende um posicionamento que se diferencia na forma e no resultado em que um artista se vincula ao marketing e meios tecnológicos, tanto em relação à postura quanto em relação aos procedimentos de divulgação e legitimação. Exemplos de alguns artistas de sucesso, serviram para validar a possibilidade de interconexão entre arte e marketing, que de alguma forma transformaram a história da arte. Conclui-se que, mesmo que marketing direcionado às artes possua contornos diferenciados do praticado nas atividades de natureza puramente comercial, ele se mostra imprescindível não só para assegurar o sucesso mercadológico mas como garantia do fluxo criação-fruição característico da arte.

Publicado

2023-11-17

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso