O artista inserido no cenário da sociedade digital
reflexões sobre conceitos de imagem, marca e posicionamento artístico
Palavras-chave:
Cinema de Animação e Artes Digitais, Sociedade digitalResumo
O mundo artístico é conhecido por ser essencialmente solitário, o que não significa que ele está desconectado das pessoas. Hoje, em nossa cultura e sociedade, esse contato interpessoal adquiriu uma dimensão jamais vista antes. Para esses novos cenários, são levantados nessa monografia, questionamentos sobre marketing, imagem e marca, para a criação de um terreno próprio de atuação artística que responda às especificidades da relação entre o artista e seu público. Além disso, defende um posicionamento que se diferencia na forma e no resultado em que um artista se vincula ao marketing e meios tecnológicos, tanto em relação à postura quanto em relação aos procedimentos de divulgação e legitimação. Exemplos de alguns artistas de sucesso, serviram para validar a possibilidade de interconexão entre arte e marketing, que de alguma forma transformaram a história da arte. Conclui-se que, mesmo que marketing direcionado às artes possua contornos diferenciados do praticado nas atividades de natureza puramente comercial, ele se mostra imprescindível não só para assegurar o sucesso mercadológico mas como garantia do fluxo criação-fruição característico da arte.