Ensino-aprendizagem na construção do movimento animado
o Tahoma2D como ferramenta facilitadora de animação no papel
Palavras-chave:
Desenho animado, Ensino-aprendizagem, Animação no papel, Tahoma2DResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a funcionalidade de ferramentas facilitadoras do processo animado e suas consequências para o aprendizado de animação, principalmente na construção e elaboração do movimento em seu aspecto mais essencial, sem considerar as demais etapas de finalização estética. Esta análise tem início a partir do relato de campo do autor em sua experiência como monitor de disciplinas de introdução à animação no curso de graduação e Cinema de Animação e Artes Digitais (CAAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), utilizando lápis, papel, mesa de luz, câmera, computador e o programa Tahoma2D. Assim, considerando essa experiência acadêmica, a pesquisa propõe difundir conhecimento sobre a ferramenta Tahoma2D como intermediário no processo de animação no papel, assim como refletir sobre os desafios e benefícios encontrados em seu uso no ensino, promovendo um debate acerca da função de ferramentas no aprendizado de animação.