Um panorama de Artistas Virtuais e de sua atuação nas redes digitais contemporâneas

Autores

  • Rafael de Souza Lima Bicalho Universidade Federal de Minas Gerais - EBA

Palavras-chave:

Influenciadores virtuais, marketing de influência, avatares, artistas virtuais, redes sociais

Resumo

Os artistas virtuais são personagens criados digitalmente que atuam no campo das artes, em especial na música, e nas redes sociais. Com o emprego de tecnologias específicas, podem desempenhar atividades semelhantes às de artistas humanos, mesmo
sem uma presença física no mundo real. Interpretam autores, ao mesmo tempo, são obras de arte e trabalhos multidisciplinares que contém várias interseções de formas de expressão artística. Este artigo apresenta um conjunto de artistas virtuais, levando em
conta seus contextos históricos, sua relação com a realidade e alguns dos modos de atuação dos profissionais que gerenciam e concebem esses artistas. Como entidades contemporâneas, o fenômeno é pautado principalmente pela presença desses artistas em
redes sociais, onde se posicionam em paralelo a influenciadores digitais típicos e perfis de espectadores. Consideramos alguns dos elementos comuns e particulares dos artistas virtuais selecionados, e o alcance entre os públicos dentro e fora dos ambientes virtuais,
assim como técnicas de representação utilizadas em cada caso. Procuramos delimitar diferentes artistas virtuais como um conjunto de figuras que criam um segmento crescente de enormes potencialidades, vinculado às tecnologias e modelos de interação
utilizados por seus autores. 

Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso