Metalinguagem na trilogia Toy Story
Palavras-chave:
Animação, Linguagem cinematográfica, MetalinguagemResumo
Esta monografia aborda o uso da metalinguagem como estratégia narrativa no cinema, analisando sua utilização na Trilogia Toy Story (composta pelos filmes Toy Story, Toy Story 2 e Toy Story 3D), procurando compreender como se dá este recurso na Animação, a partir do exemplo estudado. Explanou-se sobre conceitos ligados a metalinguagem e níveis de leitura ¿ usando Umberto Eco como principal referencial teórico, em sua concepção de espectador ingenuo e crítico ¿ procurando analisar a Trilogia a partir dos diversos níveis de leitura possibilitados. A análise sobre a metalinguagem em filmes de animação em computação gráfica tridimensional, como a Trilogia Toy Story, propicia reflexões sobre as possibilidades de estratégias narrativas que possam auxiliar animadores e alunos de animação a aprimorar sua percepção quando à utilização deste recurso narrativo que oferece ao espectador vários níveis de leitura.