O mercado audiovisual e a empresa júnior
algumas diretivas para o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG
Palavras-chave:
Animação, Empreendedorismo, Comunicação audiovisualResumo
A fim de acrescer uma reflexão no âmbito profissional da estrutura curricular do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, esse trabalho traz uma discussão sobre o mercado de trabalho atual para o audiovisual brasileiro, baseando-se políticas de fomento com a finalidade de conhecer oportunidades de produção que devem ser desenvolvidas por uma Empresa Júnior. Com essa finalidade, este trabalho prevê algumas etapas para a criação e legalização de uma Empresa Júnior (EJ) dentro de uma Instituição de ensino superior, com a elaboração de um breve manual informativo para o aluno do CAAD.Durante a pesquisa, foram identificados os processos necessários para a realização do projeto de uma EJ. A pesquisa deparou com algumas problemáticas relativas às dificuldades de custeio para a fundação da Empresa Júnior, a partir das quais algumas soluções foram sugeridas. Existe ainda uma necessidade de engajamento dos alunos em mais projetos extracurriculares para viabilização de uma Empresa Júnior dentro do curso. Além de ser um estudo teórico que traz algumas discussões que devem ser abordadas em outra disciplina além da disciplina ministrada pelo professor Leonardo Vidigal (Políticas do Cinema e Campo Visual), este material, para que seja utilizado em sua total potencialidade, exige um aprofundamento nas questões aqui comentadas, como o estudo de criação da Empresa Júnior.Vale ressaltar ainda que, para que toda e qualquer empresa júnior seja autossustentável, é fundamental ela contar com um bom planejamento estratégico de mercado e um plano de negócios forte e conciso. Esses planos e planejamentos devem ser feitos pelos alunos que se aventurarem a colocar em prática o trabalho iniciado nesta pesquisa.