Boas práticas para a construção de rigs para personagens humanóides na técnica 3D digital

Autores

  • Diego de Paula Antunes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Animação de personagens, Animação tridimensional

Resumo

Na técnica de animação 3D digital, a etapa de rigging consiste em criar controles digitais para mover modelos - personagens e objetos - cuja forma foi criada digitalmente a partir de polígonos. Os controles, ou rig, são manuseados pelo animador e devem garantir ao modelo a mesma qualidade visual para todas as poses do objeto ou personagem em relação à forma original. Para isso é necessário análise e atenção ao se definir a forma como esse modelo e sua estrutura interna, serão deformados e manipulados. Este texto se propõe a apresentar uma série de técnicas e estratégias para a criação de rigs que, além de possibilitar uma forma intuitiva e eficiente de trabalho ao animador, funcionem de maneira previsível, sem distorções indesejadas de geometria .

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso