Imagens de um filme inexistente
o trailer como obra autoral
Palavras-chave:
Trailers de cinema, Cinema, MiscelaneaResumo
A função de um filme é comunicar fatos ou ideias para uma determinada audiência. A adesão deste público-alvo é o objetivo da maioria dos projetos cinematográficos, pois justifica o trabalho e valoriza toda a produção no mercado. Por isso, os filmes são anunciados através de muitos veículos de comunicação e marketing, entre os quais o trailer, objeto deste estudo. Mistura de curtametragem com peça publicitária, este tipo de filme segue um padrão de montagem que utiliza recursos referendados pelo público de cinema, segundo as tendências das épocas. Isto faz com que ele apresente um discurso previsível e repetitivo, que varia apenas na sua forma externa, o que estreita sua faixa de possibilidades expressivas, tornando-o um assunto de estudo que desperta pouca atenção. Talvez por isso não existam muitas referências sobre ele, que até há pouco tempo era uma obra de autoria indefinida, datada e descartável. Mas atualmente, com a universalização do saber proporcionada pela Internet, este formato se constituiu um considerável objeto de estudo para os pesquisadores e amantes do Cinema, que podem encontrar milhares deles espalhados pela rede. Pesquisando estes curtas-metragens, pudemos vivenciar uma função esquecida deles, que é a de relembrar o filme e reviver suas emoções. Entretanto, ao focarmos a atenção na sua montagem, identificamos esquemas repetitivos utilizados pelos criadores ao longo de dois grandes períodos evolutivos. Identificamos também o grande salto de qualidade que definiu o padrão vigente nos dias de hoje. Porém, o ponto alto da pesquisa, foi encontrarmos muitos destes pequenos filmes que superaram os limites da propaganda, da padronização e até do anonimato. Produzidos comercialmente ou obras autorais, eles sugerem a existência de um campo de estudo a ser explorado, pois pode trazer conceitos e soluções que contribuam para elevar a sua importância como objeto de estudo e fruição. Se os trailers podem ser mais do que simples propaganda e se instituírem como instâncias autônomas, independentes e complementares dos filmes que divulgam, é o que este trabalho pretende abordar.