Análise de level design
Um Estudo de Caso do Jogo Super Mario Bros
Palavras-chave:
Animação, Jogos eletrônicosResumo
Esta monografia realizou uma análise sobre o level design de um jogo eletrônico. Como estudo de caso, foi escolhido o jogo chamado Super Mario Bros. e o objeto de avaliação foram suas fases. O objetivo da pesquisa foi analisar determinadas fases do jogo, procurando entender as intenções e objetivos na montagem das mesmas, no posicionamento de objetos dentro delas. Para isso, a metodologia consistiu de análise de um vídeo de uma pessoa jogando as fases, de mapas criados por jogadores, da vivência do autor com o jogo e de trabalhos relacionados. Para embasamento, foram utilizados os trabalhos relacionados e principalmente, entrevistas com os desenvolvedores do jogo sobre o assunto. Na introdução do trabalho, foi contextualizado o que é level design, o que faz o profissional que trabalha com essa atividade e de quais formas o level design aparece em um jogo. Na fundamentação teórica, foram listados termos relevantes para o assunto e uma pesquisa sobre trabalhos de terceiros que eram relacionados com level design e com o jogo. Foram listadas as formas como as fases são analisadas neste trabalho e o que nelas foi observado. Em seguida, foi escrito um pequeno contexto sobre o jogo e seu level design foi analisado de forma generalizada, detalhando as duas primeiras fases do jogo. A conclusão destas análises comprovou a importância do level design dentro da concepção de um jogo. É perceptível como as fases foram projetadas com muito cuidado e a importância da montagem delas para diversos objetivos, como ensinar mecânicas de jogo e forçar o jogador a pensar em soluções para um desafio.