Metodologias para a identificação de técnicas de impressão e para a conservação-restauração de obras de Yara Tupynambá pertencentes ao Acervo Artístico da UFMG

Autores

  • Késia Valeska Alves Sena

Palavras-chave:

Técnicas de impressão, Identificação de gravuras, ConservaçãoRestauração, Protocolos de intervenção, Documentos gráficos

Resumo

O Acervo Artístico da UFMG é composto por obras de inúmeros artistas, incluindo os emblemáticos Di Cavalcanti e Lotus Lobo, as quais constituem um montante diversificado de coleções. Yara Tupynambá é a artista com o maior número de obras no Acervo Artístico, sendo uma figura de grande relevância para a história da instituição como um todo e, em especial, para a Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), onde atuou como professora e diretora. No presente trabalho, foram selecionadas quatro obras da artista para embasar o estabelecimento de racionalizações metodológicas que permitiram: (1) delinear protocolos sistemáticos para a identificação prévia de técnicas de impressão e, pautando-se no conhecimento do objeto a ser tratado, (2) fornecer subsídios para a sistematização de metodologias para ensaios prévios e propostas de intervenção em casos específicos. As intervenções realizadas nas quatro obras de Tupynambá foram principalmente voltadas à estabilização, reintegração e desacidificação do suporte das impressões, identificadas como obras obtidas pelas técnicas de xilogravuras e monotipia. Aplicações pontuais de hidrogéis de limpeza baseados em poli(álcool vinílico) foram exploradas para a atenuação de manchas d’água presentes nos suportes. O papel de polpa química de madeira, empregado em todas as obras – que incluem provas de artista e séries de pequena tiragem – encontrava-se criticamente comprometido pelos efeitos da hidrólise ácida, apresentando-se extremamente fragilizado, quebradiço, sensível à umidade e suscetível à deterioração físico-mecânica. Desse modo, a racionalização para a tomada de decisões concorreu para que se realizasse a
desacidificação dos suportes, pelo verso, utilizando Bookkeeper®, uma suspensão de partículas micro e submicrométricas de óxido de magnésio (MgO) em veículo de perfluorocarbono. Para a estabilização e consolidação estrutural, foram aplicadas lâminas de papel japonês contendo adesivo reativável (Klucel G), como um reforço no verso das impressões. Ademais, em duas das obras tratadas, executou-se a reintegração cromática em áreas de reconstituição do suporte, permitindo que se explorasse as especificidades da conservação-restauração de obras de arte sobre papel. Este trabalho representou uma oportunidade de discutir eticamente e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, no percurso de Conservação e Restauração de Documentos Gráficos. Espera-se que as metodologias de trabalho propostas para a identificação e
tomada de decisão para o tratamento de impressões, considerando as devidas ponderações éticas e técnico-científicas, possam, no futuro, ser extrapoladas para outras obras gráficas do Acervo Artístico da UFMG.

Publicado

2025-05-20

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso