Conservação e restauração de uma pintura de cavalete

Estudo de uma obra de Aníbal Mattos com problemas de suporte e policromia

Autores

Palavras-chave:

Conservação e restauração, Pintura de cavalete

Resumo

O presente trabalho propõe a análise artística e a restauração de uma pintura de cavalete de autoria do artista plástico Aníbal Mattos. Esta pintura, de gênero retrato, sem título, datação e documentação de origem, pertence a uma coleção particular. Mattos influenciou a história e o ensino da arte em Minas Gerais, principalmente na capital, para onde se mudou em 1917 a convite de Bias Fortes para ocupar o cargo de Professor na Escola Modelo. Além da sua formação e atuação profissional como artista, atuou de modo autodidata como escritor, historiador da arte, professor, paleontólogo e agitador cultural, participando na formação e incentivo de uma série de artistas de seu tempo. Este trabalho de conclusão de curso buscou colocar em prática conhecimentos e habilidades apreendidas ao longo da formação no Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Fábio Mendes Zarattini, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Artes, Escola de Belas Artes/UFMG) Linha de estudo: Preservação de Patrimônio Cultural. Previsão de conclusão: 2024. Mestre em Patrimônio Cultural (PPG ARTES/UFMG) Bolsista (Capes Demanda Social - PROEX.) (Conceito CAPES 6) Conclusão: 2020. Dissertação: FÉLIX ANTÔNIO LISBOA: sua vida e trajetória entre o sacerdócio e a arte escultórica. Bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com foco nos percursos de pintura e escultura. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Conservação e restauração de uma pintura de cavalete: Estudo de uma obra de Aníbal Mattos com problemas de suporte e policromia / Orientador: Maria Alice Sanna Honório Castello Branco. Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva (1997). Cursou Comunicação Visual no Instituto de Arte e Projeto (INAP) e Fotografia no SENAC. É secretário do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB (desde 2017). Editor e revisor dos periódicos do Ceib: Imagem Brasileira e Boletins do ceib. Integrante da Comissão Organizadora do XI Congresso Internacional do Ceib. Tem experiência na área de Conservação Restauração de Esculturas policromadas e douradas em madeira, atuando também com restauro e conservação de pinturas parietais, de cavalete, e forros.

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso