Pintura do forro da Capela do Divino Espírito Santo
Análise formal e estudo dos materiais e técnica construtiva
Palavras-chave:
Pintura de forroResumo
A região do Campo das Vertentes apresenta um acervo precioso de pinturas ilusionistas de refinado gosto rococó, realizadas na transição do século XVIII e XIX no forro de suas igrejas. Apesar da importância histórica e artística desse conjunto de pinturas, muito pouco ainda se sabe acerca das técnicas e materiais empregados, bem como sobre os artistas que as realizaram. Esta pesquisa visa contribuir com a valorização deste acervo, através do estudo sobre o estilo, a tecnologia de execução e a composição material da pintura do forro da Capela do Divino Espírito Santo, atribuída ao pintor Joaquim José da Natividade. Um patrimônio singular, a obra passou por apenas uma intervenção de restauro, finalizada em 2012, quando foi transferida a uma nova capela construída em São João del-Rei destinada a abrigar os elementos decorativos de uma antiga capela no interior de São Vicente de Minas, que estava em estado de abandono. A especificidade desta pintura, o pouco conhecimento sobre os materiais e técnicas empregados, a ausência de uma investigação sistemática sobre as características formais e estilísticas das obras do Joaquim José da Natividade e, por fim, o interesse em conhecer as causas de deterioração que levaram à alteração da cor em alguns locais da pintura, foram as questões que estimularam esta pesquisa.