Nossa Senhora da Conceição

reflexões sobre lacunas e reintegração cromática

Autores

  • Soraia Neves Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Conservação e restauração, Escultura em madeira

Resumo

Neste trabalho, por meio da restauração de uma escultura em madeira policromada de talha inteira representando Nossa Senhora da Conceição, com datação atribuída ao século XVIII, proveniente da Igreja Matriz de Santo Antônio, distrito de Santo Antônio do Norte, município de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais, discutiu-se a problemática das lacunas e os limites da intervenção. A obra apresentava uma perda na base de sustentação que causava instabilidade à sua permanência no altar e deteriorações que comprometiam a sua leitura, principalmente, as carnações da Virgem e dos querubins que apresentavam escurecimento e muitas perdas nas camadas superficiais, além de resquícios de repinturas que impediam a sua correta apreciação. A decisão que privilegiou a reintegração cromática de todas as lacunas na carnação, e, no panejamento, apenas, a complementação das bordas das lacunas fundamentou-se na literatura existente. Utilizou-se, ainda, a simulação virtual da reintegração cromática na carnação no programa Adobe Photoshop®, cujo resultado deu segurança à realização do procedimento.

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Trabalhos De Conclusão de Curso