Restabelecimento da integridade de uma escultura do século XVIII, representando São Benedito, procedente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Sabará – MG
Palavras-chave:
Conservação e restauraçãoResumo
O presente trabalho se ocupa da restauração de uma escultura de São Benedito, procedente da Igreja do Rosário da cidade de Sabará/ MG, cujas deteriorações aparentes, do ponto de vista do suporte, são pontuais, e as apresentadas pela policromia são complexas, do ponto de vista de tomada de decisão. Ponderou-se que intervir nestes aspectos garantiria integridade à obra. Entende-se por integridade, consolidar e complementar seu suporte, eliminar a camada de sujidade aderida, devolver à repintura uma apreciação estética. Em especial garantir sua respeitabilidade e a sua unidade potencial. Após análise da técnica construtiva e do diagnóstico do estado de conservação, definiu-se ações de conservação-restauração para o suporte e optou-se pela não remoção da repintura, sendo evidenciados os critérios. Procurou-se dar integridade à escultura, dentro das possiblidades existentes. As decisões fundamentaram-se em importantes teóricos como Cesare Brandi, Myriam Serck-Dewaide, Ornella Cazassa, Segolene Bergeon, entre outros. O resultado condiz com o restabelecimento da integridade do São Benedito, tanto do ponto de vista estrutural, quanto do aspecto final de sua policromia. Permite, portanto, seu retorno à comunidade e a sua fruição como objeto musealizado.